quarta-feira, 30 de março de 2022

CHA

O CHA é um dos conceitos dentro da Gestão de Pessoas na qual trata das competências atribuídas ao colaborador. Em outras palavras, consiste na avalição destas competências das quais pode-se verificar quais os pontos que devem ser aprimorados para o desempenho de suas atividades dentro da empresa.

Uma das finalidades da aplicação desta técnica está na realização de uma “triagem” entre os colaboradores com base nas competências apresentadas pelos mesmos, sendo um dos modelos em que se assemelha aos padrões internacionais acerca de sua implementação. Com isso, as empresas visam mapear os pontos positivos e negativos de sua equipe para a elaboração de ações capazes de aprimorar as suas competências organizacionais.

Cada etapa desta técnica é analisada minuciosamente, é possível perceber onde são os pontos a receberem uma atenção para que seja aprimorada e, ao mesmo tempo, verificar em qual momento os colaboradores estão prontos a receberem novos desafios dentro da empresa. Nesse sentido, o papel da Gestão de Pessoas por meio desta aplicação é poder avaliar com precisão o desempenho dos mesmos de acordo com a sua função exercida.

A técnica do CHA, em Gestão de Pessoas, é constituída por:


·  C de Conhecimento (Saber o quê/Porquê)

É o domínio das técnicas para o desempenho do cargo na empresa, sendo fundamentais para o domínio das atividades. Em outras palavras, é uma das competências em que cada colaborador apresenta, no entanto, o crescimento ocorre de forma compartilhada, isto é, são contextos distintos a respeito das informações, fazendo com que se aprofundem para aprimorar ainda mais esta competência.


·  H de Habilidade (Saber Como)

São características das quais os colaboradores possuem como domínio para a execução das atividades na empresa. É uma das técnicas em que os mesmos desenvolvem na busca de resultados satisfatórios para a empresa, cujas ações são estabelecidas através do conhecimento adquirido para assim contribuir com a eficácia das atividades organizacionais.


·  A de Atitude (Querer Fazer)

É o comportamento apresentado pelos colaboradores diante de quaisquer situações, sendo necessárias para a quebra de paradigmas. Trata-se de tomada de iniciativa para a realização das atividades dentro da empresa, isto é, os mesmos não esperam receber os comandos da liderança, tendo a autonomia para o cumprimento de metas organizacionais por entender o que é preciso ser feito ao dar o primeiro passo. Esta técnica está ligada à motivação dos colaboradores querem exercer as suas funções da maneira correta e dentro do esperado pela empresa. 


REFERÊNCIA

CARIDE, Keli. Você sabe o que é CHA em gestão de pessoas? 2016. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/você-sabe-o-que-e-cha-em-gestão-de-pessoas-keli-caride. Acesso em: 29 mar. 2022.

MUNDO CARREIRA. Você sabe o que é CHA e qual a sua importância? 2017. Disponível em: https://mundocarreira.com.br/lideranca-e-gestao-de-pessoas/voce-sabe-o-que-e-cha-e-qual-a-sua-importancia/. Acesso em: 29 mar. 2022.

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