quinta-feira, 24 de março de 2022

A GESTÃO DE PESSOAS E SUAS FASES

      A Gestão de Pessoas surgiu com o intuito de gerenciar talentos dos quais atuam dentro da empresa, por meio da mediação entre os objetivos e as metas organizacionais a serem atingidos e proporcionar uma qualidade de vida no ambiente de trabalho para que os colaboradores sejam produtivos conforme a sua função. Para uma gestão eficaz, é fundamental que todos estejam com o mesmo foco em termos de alinhamento estratégico para o alcance destas metas, de maneira que possam identificar os perfis que melhor se encaixam com a cultura empresarial de uma organização, dispondo de ações devidamente estreitadas para obter êxito em seus resultados.

      As empresas são feitas por pessoas e são elas que determinam o sucesso ou o fracasso da mesma no mercado. Em outras palavras, o capital humano é indispensável para o seu crescimento, isto é, o objetivo da Gestão de Pessoas é manter o equilíbrio entre as ideias e as formas de execução das ações, assim como a maximização acerca da potencialização do comportamento humano por meio de ferramentas capazes de auxiliá-los no alcance das metas organizacionais. Afinal, de nada adianta a capitação financeira se não é investido no capital humano!

    A Gestão de Pessoas passou por importante fases em sua evolução até chegar os dias de hoje, vivenciando eras das quais apresentam características marcantes em seus respectivos períodos. Vamos a elas:


1. FASE CONTÁBIL (Antes de 1930):

   Considerada como um marco em termos de evolução da Gestão de Pessoas, esta fase ficou marcada pela preocupação apenas com os custos organizacionais, ou seja, consistia em fazer os registros contábeis, principalmente, de entrada e saída dos trabalhadores, assim como os registros quanto ao pagamento de sua mão-de-obra. Entretanto, nesta fase, as empresas não tinham uma renumeração justa pela realização do trabalho por ser feita a "compra" dessa mão-de-obra.


2. FASE LEGAL (de 1930 à 1950):

    Fase marcada pelo surgimento da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas) com o intuito de proporcionar uma renumeração justa acerca do trabalho exercido nas organizações, bem como a realização, a imposição e o controle para o cumprimento das Leis trabalhistas. Em outras palavras, assemelha-se com a fase anterior, no entanto, os colaboradores passam a cumprirem a carga de trabalho sob o regime da CLT.


3. FASE TECNISISTA (de 1950 à 1965):

     Marcada pelo gerenciamento de pessoas, tendo como foco a realização de recrutamento e seleção, treinamento, descrição de cargos e salários, a preocupação em relação à higiene e segurança do trabalho, entre outros. Apesar disso, ainda era possível ver como característica marcante desta fase o trabalho em nível operacional-tático nas organizações.


4. FASE ADMINISTRATIVA (de 1965 à 1985): 

    Possui como característica marcante as "revoluções" feitas por parte dos movimentos sindicais por melhores condições e renumerações de trabalho. É marcada também pelo olhar mais humano por parte do gerente de RH, isto é, tem como foco as relações para com os sindicatos, os colaboradores, a sociedade em geral, entre outros. Em outras palavras, há a preocupação com as relações humanas na empresa.


5. FASE ESTRATÉGICA (de 1985 aos dias atuais):

      Tem como característica uma gestão estratégica de pessoas em termos de planejamento e participação dentro da empresa para o alcance de metas de maneira satisfatória. É marcada também no direcionamento dos colaboradores acerca da designação de funções dos quais são compatíveis com as respectivas competências organizacionais, proporcionando todo o suporte necessário para que os mesmos estejam empenhados em apresentarem os resultados positivos.

      Atualmente, as empresas possuem, como características, ter uma visão holística, bem fazer com que todos os departamentos da organização estejam envolvidos e alinhados  estrategicamente para o seu crescimento no mercado, obtendo assim resultados dentro e/ou acima do esperado conforme o planejamento estratégico.


REFERÊNCIA

BLOG KENOBY. Entenda sobre a evolução da gestão de pessoas e o seu impacto no RH. 2019. Disponível em: https://www.kenoby.com/blog/evolucao-da-gestao-de-pessoas. Acesso em: 23 mar. 2022.

FALCONI, Juliana. As fases evolutivas e os processos da gestão de pessoas. 2016. Disponível em: https://www.linkedin.com/pulse/fases-evolutivas-e-os-processos-da-gestão-de-pessoas-falconi-gomes. Acesso em: 24 mar. 2022.

GUIMARÃES, Bruna. Gestão de pessoas: O que é, principais processos, objetivos e seus pilares. BLOG GUPY, 2019. Disponível em: https://www.gupy.io/blog/gestao-de-pessoasAcesso em: 23 mar. 2022.

MARQUES, José Roberto. Conceito de gestão de pessoas. Portal IBC – Instituto Brasileiro de Coaching, 2020. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/conceito-gestao-de-pessoas/. Acesso em: 23 mar. 2022.


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